Mérito de pesquisa aplicável ABPA – 2022

As inscrições para o Mérito de Pesquisa Aplicável ABPA estão abertas. Os estudantes e pesquisadores já podem começar a se preparar para o concurso promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que valoriza a aplicabilidade da pesquisa acadêmica na avicultura e na suinocultura do Brasil.

Poderão ser inscritos trabalhos nas áreas,

1. PRODUÇÃO, MANEJO E AMBIÊNCIA; NUTRIÇÃO; TECNOLOGIA, PROCESSOS E SAÚDE PÚBLICA; SANIDADE; SUSTENTABILIDADE.

Os trabalhos serão avaliados de forma cega em relação à autoria e instituição, por uma Comissão Julgadora formada por especialistas de universidades, de empresas e de centros de pesquisa, de diversas áreas da produção agroindustrial, que determinarão notas de acordo com o mérito, o atendimento às regras do concurso, a aplicabilidade do conteúdo e a clareza dos melhores trabalhos.

Pelo menos um dos autores do trabalho aceito deverá se inscrever no SIAVS 2022 e apresentar o comprovante de inscrição para que o trabalho concorra e conste dos anais do congresso.

O autor principal do trabalho ganhador viajará para participar da Sial Paris, na França, em outubro de 2022 – com passagem e hospedagem custeadas pela ABPA. Caso seja do interesse do ganhador e em comum acordo com a ABPA, ele poderá optar pela experiência de participar da Gulfood Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em fevereiro de 2023. Somente os trabalhos aceitos pela Comissão Julgadora concorrerão neste concurso.

Em sua sétima edição, o concurso estimula a interação entre pesquisadores e a cadeia agroindustrial, reconhecendo pesquisas que, de fato, possam ser utilizadas pelas empresas produtoras de aves, suínos e ovos.
A divulgação do resultado acontecerá no último dia do evento em horário a ser definido, durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS 2022), maior e mais importante encontro dos setores de aves e suínos do Brasil, que será realizado entre 9 a 11 agosto de 2022, em São Paulo (SP), no Centro de Convenções Anhembi.

DATAS E PRAZOS

21/03/22 – Início da submissão dos Trabalhos Científicos.

20/05/22 – Último dia para submissão dos Trabalhos Científicos.

16/05/22 a 30/05/22 – Prazo para a Comissão Julgadora avaliar os trabalhos.

10/06/22 – Data limite para o aceite ou a rejeição dos trabalhos enviados e início das inscrições.

01/07/22 – Prazo final para inscrição no SIAVS de pelo menos um dos autores do trabalho aceito e apresentação de comprovante;

Observação: Estudantes de pós-graduação poderão fazer a inscrição na categoria “estudante”.

02/08/22 – Data limite para os autores enviarem a apresentação em PowerPoint que será projetado em telas disponíveis no local de exposição de trabalhos.

Obs: os trabalhos terão exposição digital ao invés de pôsteres impressos; não haverá apresentação oral, apenas presença do autor para questões apresentadas pelos leitores;

09 a 11/08/22 – Apresentação dos trabalhos selecionados durante o SIAVS. Um dos autores deverá estar disponível em horário a ser determinado para atendimento ao público.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

1. INFORMAÇÕES GERAIS

1.1. Os trabalhos aprovados pelo Comissão Julgadora serão apresentados na forma de slides e disponibilizadas nos Anais do evento;

1.2. Os trabalhos devem ser encaminhados para artigos@abpa-br.org, um trabalho por mensagem, juntamente com as seguintes informações:

  • Título completo do trabalho.
  • Área na qual se inscreve.
  • Nome completo do autor principal do trabalho – esta pessoa receberá o certificado pelo trabalho inscrito no SIAVS e fará jus à viagem em caso de vencer o concurso.
  • Nome completo de quem apresentará o trabalho durante os dias do evento.

1.3. Os autores devem optar por uma das seguintes áreas temáticas:

Produção, manejo e ambiência: temas referentes ao manejo nos diferentes sistemas e fases de produção, melhoramento, reprodução, bem-estar animal e qualidade do ambiente (instalações, conforto térmico, qualidade da cama e do ar, luz), etc;

Nutrição: temas como qualidade nutricional, suplementação, exigências nutricionais, fornecimento e consumo de ração, dentre outros;

Tecnologia, Processos e Saúde Pública: temas referentes ao abate, processamento, qualidade de carne e ovos, além da incorporação de metodologias, processos, produtos e tecnologias ao processo produtivo;

Sanidade: temas como o controle sanitário, medidas de biosseguridade, controle da difusão de agentes infecciosos e vetores biológicos, vacinação, higienização das instalações, vazio sanitário, etc;

Sustentabilidade: temas como a gestão de resíduos, tratamento de dejetos, utilização de fontes de recursos hídricos, emissões de efluentes, odores e gases, utilização de subprodutos, energia limpa, etc;

1.4. O prazo final para envio dos trabalhos é 13 de maio de 2022;

1.5. Somente serão aceitos trabalhos em arquivo Word;

1.6. Não serão aceitos resumos de monografias;

1.7. O termo de aceite ou rejeição do trabalho será encaminhado, via e-mail, até 10 de junho de 2022;

1.8. Somente serão expostos e publicados os trabalhos que pelo menos um dos autores esteja devidamente inscrito como congressista até 01 de julho de 2022;

1.9. Serão aceitos até dois trabalhos por autor inscrito no evento, sendo que a viagem propiciada ao ganhador do concurso será concedida ao autor principal do trabalho.

2. REDAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

2.1. Os resumos poderão ser escritos em português, inglês ou espanhol;

2.2. Os resumos e os trabalhos não serão corrigidos pela Comissão Julgadora;

2.3. O resumo deverá ter, no máximo, 2 (duas) páginas, contendo:

Título, autor (es), resumo, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusão e referências bibliográficas;

Será considerado o autor principal do trabalho, o primeiro nome da lista de autores.

2.4. Os resumos expandidos e os trabalhos corrigidos poderão ser escritos em português, inglês ou espanhol, sendo que com o resumo em inglês (quando o trabalho for redigido em português ou espanhol) ou em português (quando redigido em espanhol ou inglês).

2.5. Normas para formatação do texto (resumo expandido e trabalho corrigido):

  • A4 (21 x 29,7 cm);
  • Máximo de páginas: 2 (duas)
  • Corpo do texto: fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, alinhamento justificado;
  • Título: em caixa alto, negrito, fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, alinhamento central;
  • Identificação de autores: nome(s) abreviado(s) e sobrenome por extenso (ex: AR Pereira) e alinhamento central. O autor que fará eventual apresentação oral do trabalho deve ser identificado com asterisco;
  • Identificação da filiação: instituto, departamento, universidade, cidade, estado, país, em itálico, alinhamento central. Para afiliações diferentes, cada nome de autor deve vir acompanhado de um número em negrito e sobrescrito. Na linha de baixo, separadas por ponto e vírgula, devem vir as afiliações antecedidas de seus números correspondentes;
  • Subtítulos (Resumo, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão e Bibliografia): em caixa alto, negrito, fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, alinhamento justificado;
  • Itens ou tópicos dos subtítulos (quando houver): itálico, alinhamento justificado;
  • Margens: de 3 cm no canto superior e na esquerda, e de 2 cm no canto inferior e na direita;
  • Espaçamento entrelinhas simples;
  • Linha em branco (entre o título e o texto);
  • Texto: em uma coluna;
  • Deve haver uma linha em branco antes de cada subtítulo, mas nunca entre subtítulo e seus tópicos;
  • Citação bibliográfica no corpo do trabalho: o sobrenome do autor deverá ser escrito com apenas a primeira letra maiúscula, seguido de vírgula e o ano da publicação. Quando o artigo citado tiver dois autores eles devem ser escritos com &, quando o artigo possuir três ou mais autores deve-se colocar o sobrenome apenas do primeiro, seguido por et al;
  • Formatação do texto e tabelas: alinhamento justificado, itálico somente para palavras estrangeiras ou em latim;
  • Referências bibliográficas: ordem alfabética considerando o sobrenome da autoria, alinhamento justificado, formatação de espaço simples, com 1,0 de espaço entre as linhas.

3. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

3.1. Todos os trabalhos aceitos serão apresentados em forma de slides contendo título do trabalho, objetivos, métodos e resultados. As informações deverão ser expostas em no máximo 4 (quatro) slides, de forma que apresente os principais pontos do trabalho resumidamente.

3.2. O apresentador deverá estar a postos próximo às telas destinadas à apresentação dos slides. Quando solicitado pelo público, o apresentador poderá utilizar esse recurso para apresentar brevemente seu trabalho.

3.3. O apresentador do trabalho deverá enviar o arquivo em formato ppt para o e-mail artigos@abpa-br.org até dia 2 de agosto de 2022.

3.2. A apresentação digital dos trabalhos com a presença dos autores acontecerá durante o período de coffee break dos 3 dias de evento, sendo que o horário exato do mesmo será divulgado juntamente com a programação geral do evento no site do SIAVS.

4. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

4.1. Os trabalhos serão avaliados de forma cega em relação à autoria e instituição, por uma Comissão Julgadora formada por especialistas das diferentes áreas de produção agroindustrial;

4.2. Os trabalhos aceitos para apresentação e publicação, concorrerão a viagem propiciada pelo Mérito ABPA de Pesquisa Avícola e Suinícola Aplicável;

4.3. Os trabalhos concorrentes receberão notas de acordo com o mérito científico e com a aplicabilidade do conteúdo, segundo avaliação da Comissão Julgadora. As notas atribuídas aos trabalhos serão compartilhadas com os autores dos trabalhos por e-mail após o encerramento do evento;

4.4. O trabalho ganhador receberá, além da viagem, um certificado.

5. RESULTADOS DO CONCURSO

O autor principal do trabalho vencedor será convidado a vivenciar uma experiência em feiras com a ABPA, ao participar da SIAL Paris 2022, na França, em outubro de 2022, que acontecerá do dia 15 ao dia 19, conforme regras abaixo:

Caso seja do interesse do ganhador e em comum acordo com a ABPA, a experiência poderá ser substituída pela participação na feira Gulfood, em Dubai, que acontecerá do dia 20 ao dia 24 de fevereiro de 2023.

6.1. A ABPA custeará a passagem aérea da cidade brasileira de residência do vencedor até São Paulo e a passagem internacional conforme itinerário da equipe da ABPA;

6.2. O ganhador terá, em seu roteiro, a experiência de participação em feira com a equipe da ABPA durante o primeiro dia da SIAL Paris 2022, e estará livre para visitar outros espaços da maior feira de alimentos do mundo nos dias seguintes;

6.3. A ABPA custeará as despesas de hospedagem no hotel em que permanecerá sua equipe pelo período de trabalho da equipe da ABPA;

6.4. Os custos de transporte e alimentação realizados na feira e em ocasiões com a equipe da ABPA também serão pagos pela Associação;

6.5. Todos os demais custos, tais como, alteração de passagem (data e/ou itinerário), emissão de passaporte, alteração de hotel e/ou tipo/período de acomodação, refeições e deslocamentos solicitados ou feitos pelo ganhador sem estar com a equipe da ABPA, serão de responsabilidade do ganhador do concurso.

Informações adicionais por favor enviar mensagem para: artigos@abpa-br.org

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