Imprensa

24 junho 2019

Simpósio ABCS debate estratégias para mercado de suínos

O mercado internacional de suínos tem sido fortemente impactado pela questão sanitária vivida pela produção chinesa. Uma oportunidade sem precedentes se abre para os exportadores do Brasil e de outros grandes países produtores, para suprir a grande lacuna aberta no maior produtor e consumidor mundial de carne suína.  Por outro lado, é preciso estar preparado para as oscilações de mercado e custos, que são rotina no setor. Este é o tema central da segunda edição do Simpósio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), que será realizado no dia 27 de agosto, durante o primeiro dia do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).

O evento, moderado pela diretora técnica comercial da ABCS, Charli Ludke, abordará “Alternativas para mitigar as crises do mercado de suínos” e contará com a palestra de abertura “Muito além da produtividade, o tripé da sustentabilidade econômica da suinocultura: exportação, mercado de grãos e mercado interno”, apresentada pelo presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

“Este tema foi pensado para auxiliar as agroindústrias que ainda não acessaram o mercado internacional a pensarem no que é possível fazer para se tornarem exportadoras. Também iremos abranger a qualificação dos produtores independentes para que a gestão de sua propriedade seja mais produtiva ao integrar aspectos de sustentabilidade à produção de suínos”, comenta Charli Ludke.

Dentro da pauta, ainda acontecerão as palestras “Nova dinâmica do mercado de grãos: ameaças e oportunidades” ministrada presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos (CNA), Iuri Pinheiro Machado e “Dados e informações como ferramenta na formulação de preços ao produtor”, por Alvimar Jalles, consultor da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap)

“Hoje cerca de 70% a 80% do custo do suíno está relacionado a ração, portanto, para o produtor é muito importante entender a dinâmica do mercado de grãos para evitar perdas e oscilações. Os painelistas trazem aos produtores de suínos noções de como é estabelecido o preço, visão de exportação e um debate para discutir os gargalos e oportunidades para o mercado futuro”, finaliza Charli.

O Simpósio ABCS contará, ainda, com um debate com a representante do MAPA, Ana Lúcia Viana, AFFA Odilson Ribeiro e Silva, além da participação de Roberto Goulart, presidente da Alibem.

“O Simpósio da ABCS vem em um momento muito especial pela situação sanitária na Ásia e na Europa e será uma ótima oportunidade para analisarmos as janelas de oportunidade que se abrem para o Brasil”, comenta o diretor de programação do SIAVS, Ariel Mendes.

O SIAVS acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto.  Mais informações estão disponíveis no site: www.siavs.com.br

Sobre o SIAVS – Principal evento do calendário nacional da avicultura e da suinocultura, o SIAVS é organizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).  Em sua última edição, atraiu mais de 15 mil visitantes de 51 países.  Em torno de 1,7 mil congressistas participaram de uma das maiores programações de palestras do agronegócio. O Projeto Produtor, iniciativa exclusiva do SIAVS voltada para os avicultores e suinocultores, atraíram 1,4 mil produtores ao Anhembi Parque.

Cerca de 150 empresas expuseram seus produtos e soluções na maior feira da avicultura e da suinocultura do Brasil.  Ao todo, 31 agroindústrias exportadoras de aves, ovos e de suínos participaram do evento, participando de encontros com importadores, compradores do mercado interno e fornecedores.

Simpósio ABCS debate estratégias para mercado de suínos
abpa
localização

SIAVS - ESCRITÓRIO SEDE DA ABPA

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1912 - 20° andar.
Conj. 20 L. CEP: 01452 - 001
São Paulo - SP - Brasil

telefone

+55 (11) 3095-3120

e-mail

siavs@abpa-br.org

Siga nas redes sociais

Siga nas redes sociais

abpa